
A Cinelândia foi o cenário do maior protesto contra o regime militar que governou o Brasil entre 1964 e 1985, e o ponto de partida das manifestações nas quais, já no final da ditadura, a população exigiu a eleição direta para presidente da República.
Obama, que iniciará no sábado em Brasília uma visita oficial de dois dias ao Brasil, estará no dia seguinte no Rio de Janeiro, onde, além de pronunciar seu discurso em praça pública, deve visitar uma favela.
"O evento (o discurso), previsto para o período da tarde, será gratuito, aberto ao público e dirigido a todos os brasileiros", segundo um comunicado que a embaixada dos EUA em Brasília confirmou.
Os cariocas que pretendem assistir ao discurso, que contará com tradução simultânea, poderão chegar na Cinelândia a partir das 11h30 hora local, segundo explica uma nota divulgada pela Prefeitura do Rio de Janeiro.
A Cinelândia foi camarote no dia 26 de junho de 1968 da chamada "Passeata dos Cem Mil", na qual milhares de estudantes, operários, professores e religiosos se manifestaram pela primeira vez contra o golpe de Estado.
A mesma praça foi o local onde foi realizada a campanha conhecida como "Diretas Já" em que os partidos políticos brasileiros iniciaram em 1983 para pedirem votação direta e popular ao próximo presidente da República.
De acordo com a nota divulgada nesta segunda-feira pela Prefeitura, os detalhes da visita de Obama no Rio de Janeiro foram discutidos em reunião entre o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; o prefeito Eduardo Paes e o embaixador dos Estados Unidos em Brasília, Thomas Shannon.
Segundo versões da imprensa ainda não confirmadas, Obama poderá visitar uma das favelas do Rio de Janeiro que foram pacificadas pela Polícia , assim como alguns lugares turísticos do Rio de Janeiro, como a estátua do Cristo Redentor.
Apesar de Cabral ter manifestado seu desejo que o presidente americano visitasse a favela Chapéu Mangueira, versões ainda não confirmadas indicam que as equipes de segurança dos Estados Unidos preferem que o bairro visitado seja Cidade de Deus, cujo nome foi usado no filme que relata o poder dos narcotraficantes na cidade.
De acordo com Cabral, Chapéu Mangueira tem um significado especial para Obama devido a que foi palco de "Orfeu Negro" (1959), um filme do francês Marcel Camus.
O chefe de Estado americano iniciará sua primeira viagem pela América Latina no sábado com uma reunião com a presidente, Dilma Rousseff, e, após o Rio de Janeiro, viajará ao Chile e a El Salvador.
FONTE: noticias.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário